Resumos Inteligentes

Placas Tectônicas

 

A palavra tectônica é de origem grega e significa contruir, portanto tectônica de placas quer dizer que a superfície terrestre é construída por placas. Algumas dessas placas formam o fundo do oceano, como a placa do pacífico, outras placas são o "assoalho" dos continentes , como a placa Sul Americana onde esta situado o território brasileiro.

Espessura e Mobilidade

As placas tectônicas tem espessura variável, nas regiões oceânicas são mais finas, as espessuras variam entre 10 km nas dorsais (cordilheira submarina) , até algumas dezenas de quilômetros. Já nas regiões continentais são mais espessas e podem chegar a 80 km de espessura. As placas tectônicas estão assentadas sobre o manto viscoso, isto é pastoso, fazendo com que elas se movam (escorregam), afastando-se ou chocando-se nas zonas de contato com as outras placas.

 

 

Conseqüências

O movimento das placas tectônicas que se deslocam sobre a astenosfera (parte pastosa supeior do manto) interagindo ao longo do tempo entre si em um processo geodinâmico que tem como conseqüência a origem das montanhas e bacias geológicas, provocando terremotos, vulcanismo, magmatismo e outros eventos geológicos todos decorrência desses movimentos das placas.

Nas regiões onde ocorre a convergência a placa de cima continental por ser mais grosa e forte submete a placa oceânica a pressões enormes empurrando-a para baixo o que"enruga" a placa de cima formando as cordilheiras como a do Himalaya ou a cordilheira doa Andes

Onde há divergência o solo se abre deixando vir a crosta novo magma do  interior da Terra, as placas se afastam uma das outras.

 

 

 

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.

Desenvolver site Webnode